Histórico

    Em 2010, integrantes do Ponto de Cultura e Memória Ibaô de Campinas, atuaram no processo de mobilização do “Pró-Capoeira – Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira”, ocorridos em Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). A participação de Alessandra Gama, selecionada pelo Edital do IPHAN, para contratação de Consultores (as), que tivesse acúmulo acadêmico, mas que principalmente fossem também Capoeiras, possibilitou a articulação local.

      Como resultado desta experiência, organizamos diversos encontros e reuniões nos anos de 2010, tendo ocorrido no Ponto de Cultura e Memória Ibaô, com a participação dos mestres Maia e Marquinhos, Contramestre David e integrantes de vários grupos de Campinas. Em seguida, aconteceu mais um encontro na sede do Grupo Urucungos, parceiros da rede, por ocasião da "Roda do Conhecimento", realizada pelo Mestre Marquinhos Simplício, que levou ao tema "Salvaguarda da Capoeira" e contou com outros (as) capoeiras que somaram ao debate iniciado, como Mestre Irandir, Contramestre David, Prof. Léo e demais participantes.

   Em outubro de 2010, no encontro realizado pelo Pró-Capoeira na cidade do Rio de Janeiro, participaram de Campinas: Mestre Marquinhos Simplício, Mestre Irandir, Mestre Macaco e Contramestre David, além de outros (as) capoeiras (as) do Estado de São Paulo, para debates e encaminhamentos acerca da Capoeira, reconhecida como Patrimônio Cultural, pelo IPHAN. Em 2011 os encontros e debates continuaram, com a tentativa de agregar outros representantes e formação de coletivo.

   Em 2012 o Ibaô realiza o primeiro Seminário de Patrimônio Cultural Imaterial, com o apoio e participação do IPHAN, Ministério da Cultura, Instituto de Museus, Programa Mais Educação e a ampla participação da sociedade civil e diversos grupos culturais, com objetivo de compreender e ampliar as informações e os mecanismos para a preservação e salvaguarda, não só da Capoeira, mas dos demais bens culturais imateriais, ainda vivos no município. Na ocasião, Mestre Marquinhos fez uma revindicação ao IPHAN SP e à toda mesa, a respeito das ações e fomento, inclusiva para articulação de um Pontão de Cultura, para a Salvaguarda da Capoeira para Campinas.

    Em 2012 os encontros da Salvaguarda se fortaleceram com a participação mais efetiva dos grupos de Capoeira de Campinas, que foram fundamentais para o pedido do registro da Capoeira como Patrimônio Cultural de Campinas junto à Coordenadoria do Patrimônio Cultural (CSPC), que ocorreu durante a segunda edição do Seminário de Patrimônio Cultural, do Ibaô. Participaram desta construção inicial: Mestre Maia, Mestre Cícero, Mestre Marquinhos Simplício, Contramestre Danny, Mestre Topete, Contramestre David e Professor Paulo Bombril. Atualmente (2013) participam, além destes, também: Mestre Franja, Mestre Cláudio Dandara, Mestre Formiga, Professora Norma, Professor Zeca, Professora Sinhá, monitora Alessandra Gama e seus respectivos alun@s e colaborador@s. 
    
    Durante o seminário, além da entrega do pedido de registro à CSPC, a Secretaria de Cultura anunciou o projeto de Lei do Patrimônio Imaterial, que foi recentemente votada e aprovada. Com a aprovação da lei, garantimos um mecanismo para que se concretizem ações de apoio para o patrimônio imaterial e neste sentido, para a Capoeira, entre outros segmentos. Principais objetivos do Coletivo Salvaguarda da Capoeira de Campinas:

  • Garantir a efetivação de ações de apoio e fomento para a Capoeira;
  • Promover a integração e articulação dos grupos de Capoeira interessados na política do Patrimônio Cultural;
  • Promover espaços de entendimento, debates e diálogos construtivos sobre a políticas de
  • salvaguarda para a Capoeira;
  • Promover ambientes de capacitação e qualificação dos grupos interessados em desenvolver projetos no âmbito do patrimônio cultural;
  • Contribuir com o fortalecimento, protagonismo e a autonomia d@s detentores, atuando de forma colaborativa e compartilhada no processo de construção das ações de salvaguarda para a Capoeira;
  • Articular parcerias com o poder público e segmentos privados, para o apoio e fomento à Capoeira;


Cronograma 2013
Encontros quinzenais, às terças feiras, das 19h30 às 21h30 (datas dos encontros divulgadas
previamente nas redes sociais).

Metas inciais
Mapeamento dos grupos locais; Fortalecimento do Coletivo, Elaboração de dossiês e cadastros dos grupos; Construção da agenda de eventos dos grupos; Fortalecimento das relações institucionais (Secretaria de Cultura, CSPC, Educação, etc); Produção de conteúdos em audiovisual e outros formatos; Oficinas diversas (elaboração de projetos, fotografia, audiovisual, ferramentas de internet e cultura digital em ambiente livre, organização de eventos, exposições, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário